Hora certa

visitantes

contador de acessos

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Clima Brasileiro- um país tropical

Devido  à grande extensão territorial, nosso pais se caracteriza pela diversificação climática. Comtribuem  ainda para essa diversificação outros fatores:
·         *Posição geográfica e latitude;
·         *Configuração do território;
·       *  Sistemas atmosféricos;


Posição geográfica e latitude;
O Brasil possui a maior parte do seu territorio na zona de intertropical (92% de sua área) e apenas 8% na zona temperada do Sul. A tropicalidade é uma característica predominante da maior parte do clima Brasileiro, sendo, por isso , quente. Mas dada a extensão latitudinal ( Norte- Sul), há  uma variação de temperatura média, que pode ser observada mais claramente no inverno
Configuração do território;
A maritimidade  é um elemento que ameniza a influência da latitude na Região Sul do país, devido à configuração triangular no nosso território.
o relevo Brasileiro apresenta verdadeiros “corredores” que facilitam a penetração de massas de ar. Esses corredores são formados por planícies situadas entre a cordilheiras dos  Andes e os planaltos Brasileiro e da Guiana, respectivamente .
as altitudes do relevo Brasileiro são modestas. Nas áreas mais elevadas, das Regiões Sudeste e Sul, a altitude influencia  as temperaturas médias anuais que são menores do que mas áreas mais baixas.

Sistemas atmosféricos

O Brasil sobre a influência de cinco tipos de massas de ar e, conforme a época do ano, elas atuam com maior ou menor intensidade . Isso ocorre devido à variação das zonas de alta e baixa pressão provocadas pelas diferenças de aquecimento dos oceanos e dos continentes no decorrer das estações do ano. São elas:
Massa Equatorial Atlântica (mEa)-forma-se ao norte do Equador em pleno oceano Atlântico, na áreas do anticiclione dos Açores. Quente e úmida.
Massa Equatorial Continental (mEc) - forma-se a noroeste da Amazônia brasileira. Quente e  muito úmida.
Massa Tropical Atlântica (mTa) forma-se ao Sul do Trópico de Capricórnio, em  pleno oceano Atlântico, na área  do anticiclione de Santa Helena. Quente e úmida.
Massa Tropical Continental (mTc) forma-sena depressão do Chaco( Paraguai e Bolívia). Quente e seca.
Massa polar atlântica (mPa) forma-se na Patagônia, no sul da América do Sul. Fria e úmida.
 
REFERÊNCIA
 

MOREAS. Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Editora Harbra, 3° edição. São Paulo, 2006.

4 comentários:

  1. Parabénsssssss muito tudo isso, e importante falar sobre oclima adorei!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. o clima é um elemento muito importante na dinâmica do planeta, e é sempre bom esclarecer dúvidas sobre ele.

    ResponderExcluir