Hora certa

visitantes

contador de acessos

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Biogeografia brasileira


O Brasil é o país que apresenta maior biodiversidade do planeta, microrganismo e ecossistemas, muitos únicos em todo mundo.
Devido aos fatores de extensão territorial, com áreas de 8,5milhões km², ocupando quase metade da America do Sul.  Essas áreas possui zonas climáticas que incluem o tropico úmido do norte, semi árido no nordeste e as  áreas temperadas do sul. A diferenças climáticas contribuem para as diferenças formas de  zonas biogeografia chamadas de bioma. Os biomas encontrados no Brasil são: floresta equatorial(floresta Amazônica)recobre quase toda a região Amazônica, floresta tropical(mata Atlântica) encontrada  no Rio grande do Norte ate o Rio Grande do Sul alem de áreas interiores de São Paulo Minas Gerais e Paraná, floresta subtropical(mata do pinhais) região sul do pais, mata dos cocais abrange parte do MA e PI região conhecida como meio-Norte, cerrado localizado na região Centro-Oeste, caatinga encontra-se no sertão nordestino, campos as miares extensões estão no Rio Grande  do Sul,pantanal encontra-se na região mato-grossense e manguezais formação vegetais típicas da s aras litorâneas.
ta marinha de 3,5milhões km² com uma variedade de ecossistemas que incluem recifes de corais, dunas, manguezais, lagos e pântanos.Com uma variedade de biomas reflete a riqueza da flora e fauna brasileira, mais diversas do mundo. Muitas da espécies brasileiras são exclusivas do mundo endêmicos. O Brasil é o pais com maior biodiversidade do mundo endêmico, contando com um número estimulado de mais de 20% do número total das espécies do planeta.abriga a maior número de primatas com 55 espécies, o que corresponde a 24% do total mundial de anfíbios com 516 espécies, e de animais vertebrados com 3.010 espécies de vertebrados vulneráveis, ou em perigo de extinção. O pais conta também com a mais diversas flora do mundo do mundo superior a 55 mil espécies que corresponde a 22% do total mundial.
O Brasil contém o maior número de espécies de mamíferos e de peixes de água doce, segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quarto em répteis. Com mais de 50 mil espécies de arvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal.



REFERÊNCIAS


MOREAS. Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Editora Harbra, 3° edição. São Paulo, 2006.

AMABIS. José Mariano. MARTHO.Gilberto Rodrigues. Compomente Curriculares: Biologia; Biologia das  Populações. Editora moderna 2° edição. São Paulo, 2004.

GEWANDSZNAJDER. Fernando. Ciência a Vida na Terra. editora ática 3° edição. São Paulo, 2007.

http://www.google.com/ BiogeografiadaChapadaDiamantina


Um comentário:

  1. Procure estudar mais as regras de escrita antes de publicar um texto, querido (a).

    ResponderExcluir