Hora certa

visitantes

contador de acessos

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Geografia Sociedade - Natureza

 A Geografia é uma ciência que estuda o espaço, no contexto de relação sociedade e natureza, sendo este espaço formado por elementos artificiais e naturais.

           A história da natureza é anterior à história do homem, mas o homem faz parte da história da natureza, pois ele não deixou de ser natural, todavia, buscou transformar a natureza natural  em uma natureza social.


                                        Natureza social



 Natureza Natural








'' história da humanidade é a continuação da história da natureza. Essa interação dialética justifica o aspecto existencial e leva a pensar o homem como um ser  natural, devendo-se, contudo, entendê-lo, primeiramente, como um ser social" (CASSETI, 1995, p.13).

       E pela apropriação e transformação da natureza que o homem produz os recursos necessários para a sobrevivencia, pois, desde surgimento da humanidade, a natureza sempre foi um recurso para a existência  do homem. O grau de exploração tem acompanhado o desenvolvimento do homem.

 '' Quanto mais a sociedade se desenvolve, mais ela transforma o meio geográfico  pelo trabalho produtivo social, acumulando nele novas propriedades. Assim o trabalho é visto como mediador universal na relação homem com a natureza'' (CASSETI, 1995, p.13).









REFERÊNCIAS

MOREAS. Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Editora Harbra, 3° edição. São Paulo, 2006.

RODRIGUES. Auro de Jesus. Geografia: Introdução a Ciência Geográfica.editora AVERCAMP. São Paulo, 2008

2 comentários: