Hora certa

visitantes

contador de acessos

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Como estudar geografia

O estudo da geografia parte de uma consideração básica, a geografia estuda as relações entre homem e meio e esses dois elementos são por natureza , extremamente dinâmicos, a geografia  estuda a realidade que se modifica continuamente .
Ciência que estuda as relações entre a sociedade e a natureza (ANDRADE , 1987, P14)
A geografia parte da discrição para chegar á explicação dos fenômenos que estuda, divide-se em três fases: ♦Observação de  do fenômenos que se pretende estudar e descrição como ele se apresenta no espaço.
♦análise das relações que o fenômeno estudado tem  com outros aspectos da paisagem;
♦tentativa de descobrir as causas que geram o fenômeno estudado.
A geografia tem como missão investigar cono as leis físicas ou biológicas que regem o globo se combinam e se modificam ao aplicarem-se às diversas parte da superfície terrestre. A Terra é o domínio do Homem ( LA BLACHE, Vidal de, 1913)
O estudo da geografia deve levar em conta alguns princípio comuns a qualquer análise geográfica . os mais importantes são: extensão, todo fenômenos geográfico tem sua ocorrência numa determinada porção do território; localização todo fenômeno geográfico pode ser localizado, delimitado e deve ser cartográfado, possui analogia;causalidade pois tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas explicadas;e atividade, porque seu estudo deve compreender a delimitação e também o tempo .
O propósito da geografia é oferecer uma “ visão de conjunto “ da terra, localização e mapeamento os lugares ou regiões (PTOLOMEU, século 150.d.C).

 Coordenadas geográficas 


Coordenadas geográficas são conjuntos de linhas imaginárias, traçadas paralelamente ao Equador, os paralelos que indicam a latitude e a distância em graus de um ponto qualquer na superfície terrestre em relação a linda do Equador, é sempre Norte e Sul é perpendicularmente ao  Equador meridianos que indicam a longitude é a distância de um ponto qualquer na superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich, é sempre Leste e Oeste .


Cartografia
Nações de cartografia, o mapa é um desenho que retrata um lugar ou uma determinada porção do espaço, a finalidade dos mapas é facilitar a orientação no espaço e aumentar o nosso conhecimento sobre ele.
Quem me dera ter faculdade de contar  uma história como faz um mapa(...) Os mapas são nossa literatura mais antiga, anterior ainda aos livros. Aposto que foi com um mapa que os seres humanos comunicaram-se entre si pela primeira vez (Margon, 1989, p. 89)
Elementos de um mapa
♦ A legenda explica a significado de cada símbolo representado no mapa
♦a escala é uma proporção matemática, ou seja uma relação numérica entre mapa e a realidade que ele apresenta .
Existem diferente tipos de mapas :
♦humano representa fotos ou atividades humanas  sobre determinada porção da superfície terrestre, político  aponta  a divisão do território em países, estados, regiões, municípios, etc.
mapa humano do Brasil

♦econômico indica as atividades produtivas do homem em determinada região ; demográfico apresenta a destituição da população em uma região .
mapa econômico do Brasil

♦ físico representa os aspectos naturais de uma área como : relevo, clima vegetação.


  mapa mundi vegetação
mapa mundi relevo
mapa mundi clima

A geografia é uma ciência sintetizadora que conecta o geral com o espacial  atráves do levantamento, do mapeamento e da ênfase no regional. Ela se ocupa de influência que o meio físico exerce sobre o homem e proprura interligar o estudo da natureza física com o estudo sa natureza moral, para chegar a uma visão hormonizante( KROPOTKIN, Piott, 1885)

REFERÊNCIAS

MOREAS. Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Editora Harbra, 3° edição. São Paulo, 2006.

RODRIGUES. Auro de Jesus. Geografia: Introdução a Ciência Geográfica.editora AVERCAMP. São Paulo, 2008







3 comentários:

  1. Sou acadêmico de Geografia (licenciatura)UFMT busco conhecimento e encontrei nessa ótima postagem, muito obrigado, esse trabalho é nota 10

    ResponderExcluir